Lições do Velho Mestre
Que enormes, pois, são
as novas responsabilidades da escola: educar em vez de instruir; formar
homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto e
desconhecido em vez de transmitir um passado fixo e claro; ensinar a
viver com mais inteligência, com mais tolerância, mais finamente, mais
nobremente e com maior felicidade, em vez de simplesmente ensinar dois
ou três instrumentos de cultura e alguns manuaizinhos escolares... Para
esta finalidade, só um novo programa, um novo método, um novo professor e
uma nova escola podem bastar”
Anísio Teixeira, 1934
“Que enormes, pois, são as novas responsabilidades da escola: educar em vez de instruir; formar homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto e desconhecido em vez de transmitir um passado fixo e claro; ensinar a viver com mais inteligência, com mais tolerância, mais finamente, mais nobremente e com maior felicidade, em vez de simplesmente ensinar dois ou três instrumentos de cultura e alguns manuaizinhos escolares... Para esta finalidade, só um novo programa, um novo método, um novo professor e uma nova escola podem bastar” Anísio Teixeira, 1934
“Que enormes, pois, são
as novas responsabilidades da escola: educar em vez de instruir; formar
homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto e
desconhecido em vez de transmitir um passado fixo e claro; ensinar a
viver com mais inteligência, com mais tolerância, mais finamente, mais
nobremente e com maior felicidade, em vez de simplesmente ensinar dois
ou três instrumentos de cultura e alguns manuaizinhos escolares... Para
esta finalidade, só um novo programa, um novo método, um novo professor e
uma nova escola podem bastar”
Que enormes, pois, são
as novas responsabilidades da escola: educar em vez de instruir; formar
homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto e
desconhecido em vez de transmitir um passado fixo e claro; ensinar a
viver com mais inteligência, com mais tolerância, mais finamente, mais
nobremente e com maior felicidade, em vez de simplesmente ensinar dois
ou três instrumentos de cultura e alguns manuaizinhos escolares... Para
esta finalidade, só um novo programa, um novo método, um novo professor e
uma nova escola podem bastar”
Que enormes, pois, são
as novas responsabilidades da escola: educar em vez de instruir; formar
homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto e
desconhecido em vez de transmitir um passado fixo e claro; ensinar a
viver com mais inteligência, com mais tolerância, mais finamente, mais
nobremente e com maior felicidade, em vez de simplesmente ensinar dois
ou três instrumentos de cultura e alguns manuaizinhos escolares... Para
esta finalidade, só um novo programa, um novo método, um novo professor e
uma nova escola podem bastar”
Anísio Teixeira, 1934
Que enormes, pois, são
as novas responsabilidades da escola: educar em vez de instruir; formar
homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto e
desconhecido em vez de transmitir um passado fixo e claro; ensinar a
viver com mais inteligência, com mais tolerância, mais finamente, mais
nobremente e com maior felicidade, em vez de simplesmente ensinar dois
ou três instrumentos de cultura e alguns manuaizinhos escolares... Para
esta finalidade, só um novo programa, um novo método, um novo professor e
uma nova escola podem bastar”
Anísio Teixeira, 1934
Que enormes, pois, são
as novas responsabilidades da escola: educar em vez de instruir; formar
homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto e
desconhecido em vez de transmitir um passado fixo e claro; ensinar a
viver com mais inteligência, com mais tolerância, mais finamente, mais
nobremente e com maior felicidade, em vez de simplesmente ensinar dois
ou três instrumentos de cultura e alguns manuaizinhos escolares... Para
esta finalidade, só um novo programa, um novo método, um novo professor e
uma nova escola podem bastar”
Anísio Teixeira, 1934
Que enormes, pois, são
as novas responsabilidades da escola: educar em vez de instruir; formar
homens livres em vez de homens dóceis; preparar para um futuro incerto e
desconhecido em vez de transmitir um passado fixo e claro; ensinar a
viver com mais inteligência, com mais tolerância, mais finamente, mais
nobremente e com maior felicidade, em vez de simplesmente ensinar dois
ou três instrumentos de cultura e alguns manuaizinhos escolares... Para
esta finalidade, só um novo programa, um novo método, um novo professor e
uma nova escola podem bastar”
Anísio Teixeira, 1934
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